PARADA DO ORGULHO LGBT

A 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte aconteceu no dia 14 de julho, com concentração na Praça da Estação, a partir das 11h. De lá, os participantes seguiram caminhando até a Praça Raul Soares, próximo ao Barro Preto, onde o desfile terminou. O tema desta edição foi: "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall". 

 

A temática retratada teve dois pontos principais: o primeiro foi a comemoração dos 50 anos do levante de Stonewall, que marcou o surgimento do movimento social organizado LGBTI e consequentemente das paradas no mundo. O segundo foi de denuncia aos retrocessos nos direitos e rememorar as lutas do passado e fortalecer as do presente.

 

A Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte ocorre desde 1998 e é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social do Estado de Minas Gerais, uma das mais antigas do país e a cada ano tem crescido e aumentado o número de participantes. É um evento de cunho sócio-político-cultural, onde os setores organizados da comunidade LGBT procuram dar visibilidade ao movimento pela luta por direitos humanos e civis da população LGBT.