SOBRE
DA RUA AO PALCO
Comecei a fotografar situações na rua quando frequentava diariamente o Centro de Belo Horizonte. Foram cinco anos praticando o que considero minha grande escola: o flagrante. Esse trabalho ganhou nome, virou projeto e exposição, mas, acima de tudo, me reconectou com a fotografia.
Com o nascimento do meu filho, entendi que precisava ser exemplo de alguém que faz o que acredita e, desde então, passei a me dedicar ao estudo da fotografia para além da técnica. Fiz dezenas de cursos, frequentei festivais, conheci fotógrafos incríveis, me inspirei, fiz amizades e assumi o fotógrafo que sou.
Ao longo de quase dez anos tendo o privilégio de experimentar diversos tipos de fotografia, me vejo fazendo o que gosto quando lido com assuntos que sempre fizeram sentido: a música e o retrato - de gente e de bicho.
É bom que se diga que a fotografia é muito mais que o ato de clicar uma câmera. O senso estético, a tecnologia, a disciplina e até a burocracia fazem parte do jogo. Hoje minha trajetória profissional e minhas escolhas se justificam a cada habilidade que se mostra ferramenta.
Talvez devesse ter virado a chave antes, mas não teria o mesmo sabor.
Obrigado por visitar meu portfolio.

PRESS
OUTUBRO 2018
MARÇO 2018
AGOSTO 2017
EXPOSIÇÕES
2019
A Chegada do Homem - Núcleo FAC
2018
Carne Urbana - Laranjinha Bistrô
2017
Carne Urbana - Galeria Ateneu
DEPOIMENTOS

Luiz Arthur, ator
Fotos que flertam com a pintura. Há uma textura muito particular na criação de Alexandre Biciati. O fotógrafo, com seu olhar refinado, captou flashes certeiros no registro que fez de meu solo teatral “Homem-Bomba”, em apresentação fechada para o curso “As artes cênicas e a fotografia” do amigo de longa data Guto Muniz, referência na área. O ótimo Biciati, com sua câmera detalhista, conectou-se ao espetáculo como se já conhecesse as cenas, mesmo sendo ali seu primeiro contato com a peça. É incrível para um ator ver cada momento ápice, onde a personagem explode todas as suas inquietações, traduzidas em imagens como as de Alexandre Biciati.

Marcelo Carvalho, músico
Alexandre Biciati é um grande artista, acompanho seu trabalho a algum tempo. Desde o início do contato para a realização do ensaio ele demonstrou muito interesse, trouxe muitas ideias e deixou o ensaio muito dinâmico. Além de entender nossa demanda com muita clareza nos enviou o material em um prazo que nos deixou extremamente satisfeitos. Agradecemos pela parceria e profissionalismo!

Lucas Vareto, músico
Trabalhar com o Alexandre foi uma ótima experiência! Desde o início tivemos um diálogo aberto e amistoso sobre a proposta que buscávamos e sobre como esse conceito deveria ser abordado nas fotos. O processo inteiro foi engajante, profissional e muito criativo, e nós nos divertimos muito ao longo de todo o trabalho. Saber que poderíamos confiar que nossa imagem estava em boas mãos nos deixou muito confortáveis para produzir o melhor material possível, e só temos a agradecer pelo talento, experiência e profissionalismo do Alexandre.

Loubback, músico
Foi incrível trabalhar com o Alexandre! Ocorreu tudo conforme combinado, superando as expectativas. No dia do evento, ele chegou no horário combinado. Entregou o material antes do prazo! As fotos são de altíssima qualidade, com todo um olhar artístico de quem tem muita experiência para fotografar artistas no palco! Pretendo contratá-lo novamente, em breve, para novos trabalhos!

Helena Marques, modelo
Ser fotografada pelo Alexandre foi uma experiência incrível! Um profissional ímpar que me deixou extremamente confortável, o que resultou em um trabalho final extraordinário. Ele capturou minha essência e fez da foto poesia.