SOBRE

DA RUA AO PALCO

Comecei a fotografar situações na rua quando frequentava diariamente o Centro de Belo Horizonte. Foram cinco anos praticando o que considero minha grande escola: o flagrante. Esse trabalho ganhou nome, virou projeto e exposição, mas, acima de tudo, me reconectou com a fotografia.

 

Com o nascimento do meu filho, entendi que precisava ser exemplo de alguém que faz o que acredita e, desde então, passei a me dedicar ao estudo da fotografia para além da técnica. Fiz dezenas de cursos, frequentei festivais, conheci fotógrafos incríveis, me inspirei, fiz amizades e assumi o fotógrafo que sou.

 

Ao longo de quase dez anos tendo o privilégio de experimentar diversos tipos de fotografia, me vejo fazendo o que gosto quando lido com assuntos que sempre fizeram sentido: a música e o retrato - de gente e de bicho.

É bom que se diga que a fotografia é muito mais que o ato de clicar uma câmera. O senso estético, a tecnologia, a disciplina e até a burocracia fazem parte do jogo. Hoje minha trajetória profissional e minhas escolhas se justificam a cada habilidade que se mostra ferramenta.

Talvez devesse ter virado a chave antes, mas não teria o mesmo sabor.

 

Obrigado por visitar meu portfolio.

alexandre_perfil.jpg

EXPOSIÇÕES

2019

A Chegada do Homem - Núcleo FAC

2018

Carne Urbana - Laranjinha Bistrô

2017

Carne Urbana - Galeria Ateneu

 

DEPOIMENTOS

luiz_arthur.jpg

Luiz Arthur, ator

Fotos que flertam com a pintura. Há uma textura muito particular na criação de Alexandre Biciati. O fotógrafo, com seu olhar refinado, captou flashes certeiros no registro que fez de meu solo teatral “Homem-Bomba”, em apresentação fechada para o curso “As artes cênicas e a fotografia” do amigo de longa data Guto Muniz, referência na área. O ótimo Biciati, com sua câmera detalhista, conectou-se ao espetáculo como se já conhecesse as cenas, mesmo sendo ali seu primeiro contato com a peça. É incrível para um ator ver cada momento ápice, onde a personagem explode todas as suas inquietações, traduzidas em imagens como as de Alexandre Biciati.

paioltonha_alexandrebiciati-16_edited.jp

Marcelo Carvalho, músico

Alexandre Biciati é um grande artista, acompanho seu trabalho a algum tempo. Desde o início do contato para a realização do ensaio ele demonstrou muito interesse, trouxe muitas ideias e deixou o ensaio muito dinâmico. Além de entender nossa demanda com muita clareza nos enviou o material em um prazo que nos deixou extremamente satisfeitos. Agradecemos pela parceria e profissionalismo!

streamflow_biciati-15_edited.jpg

Lucas Vareto, músico

Trabalhar com o Alexandre foi uma ótima experiência! Desde o início tivemos um diálogo aberto e amistoso sobre a proposta que buscávamos e sobre como esse conceito deveria ser abordado nas fotos. O processo inteiro foi engajante, profissional e muito criativo, e nós nos divertimos muito ao longo de todo o trabalho. Saber que poderíamos confiar que nossa imagem estava em boas mãos nos deixou muito confortáveis para produzir o melhor material possível, e só temos a agradecer pelo talento, experiência e profissionalismo do Alexandre.

helena_alexandrebiciati-28_edited.jpg

Helena Marques, modelo

Ser fotografada pelo Alexandre foi uma experiência incrível!  Um profissional ímpar que me deixou extremamente confortável, o que resultou em um trabalho final extraordinário. Ele capturou minha essência e fez da foto poesia.